quinta-feira, 22 de março de 2007

HOJE É DIA MUNDIAL DA ÁGUA

A Liliana e o pai vieram celebrar connosco!!! E contar uma história...


Ciclo da Água

A água é um líquido abundante na natureza. Não apresenta sempre o mesmo aspecto.Conhecem a "História de uma gotinha de água"?

Era uma vez uma gotinha de água pequenina e transparente. Juntamente com outras Salpico formava a água de um lago.



Um dia, o Sol brilhante aqueceu a água do lago. As Salpico separaram-se, subiram e formaram o vapor de água. Já não se viam as Salpico.


No céu, a gotinha juntou-se a muitas outras e formaram as nuvens. O vento empurrou as nuvens e a Gotinha viajou por muitas terras.



Quando a nuvem ficou mais pesada e encontrou ar mais frio, algumas Salpico caíram em forma de chuva.


Ao passar pela montanha, o ar era muito, muito frio e a gotinha juntou-se a outras e formaram água sólida. Caíram na terra em forma de neve.



O calor do sol derreteu a neve e as Salpico voltaram a ser água líquida.


Parte da água introduziu-se na terra e alimentou as plantas. Outra parte infiltrou-se no solo. Quando encontrou rochas impermeáveis formou um lençol de água.


A gotinha, com outras companheiras, correu debaixo da terra e formou uma nascente.


A gotinha de água foi ter ao rio onde conheceu os peixes.O curso da água levou a gotinha até ao mar.


Agora a gotinha faz parte do mar. Vive numa onda à espera que o Sol a aqueça para de novo poder subir e começar uma nova viagem.

--- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --- ---

O QUE É A ÁGUA?

Pode até parecer um pouco absurdo fazer esta pergunta, mas o que é a agua? Já todos bebemos água e já a utilizamos para as mais variadas necessidades em infindáveis momentos da nossa vida.
Mas, afinal qual é a composição deste líquido que dá vida a todo o planeta terra? A água é formada por dois átomos de hidrogénio (H2) e por um átomo de oxigénio (O), formando assim, a molécula H2O.
Sem a água nenhuma espécie vegetal ou animal, incluindo o homem, poderia sobreviver. Cerca de 70% da nossa alimentação e do nosso próprio corpo são constituídos por água.
Os oceanos, os mares, os polos, a neve, os lagos e os rios cobrem aproximadamente dois terços da superfície da Terra. Calcula-se que o seu volume total ascenda aos 1,42 bilhões de km3, sendo a grande maioria (95,1%) distribuída pelas águas salgadas dos mares e oceanos. Os 4,9% restantes representam a água doce, que por sua vez está distribuída entre as zonas polares, que abarcam 97% desse precioso volume e a água na forma líquida, disponível para o nosso uso, cujo volume é estimado em pouco mais de 2 milhões de km3. Assim, 99,9% das águas do nosso planeta são águas salgadas ou permanentemente congeladas.


Sem água não existia vida

Não podemos negar que a água é imprescindível à nossa vida. Teorias científicas, que trabalham na tentativa de descobrir a origem da vida no planeta Terra, atestam que ela teve início na água.
A água participa na protecção do embrião antes do nascimento e continua a actuar por toda a vida na manutenção da temperatura do corpo, no funcionamento das glândulas, na digestão, na lubrificação das articulações e tantas outras funções. 90% do corpo de um recém-nascido é formado por água.
A água é imprescindível ao nosso corpo. Uma vez desidratado ele sofre o fenómeno do envelhecimento. Também para a alimentação, a água é também um elemento essencial. Nos vegetais, assim como em todos alimentos com minerais, a sua composição é dissolvida e distribuída a partir da água.
Utilizamos a água todos os dias, em inúmeros momentos, não só na alimentação e higiene pessoal, como para tantas e mais variadas outras coisas. Um bom exemplo é a hidro-eléctrica, isto é, a água faz girar uma hélice que, aliada a outros factores, cria a energia eléctrica que vai para as nossas casas.
Infelizmente, também existem algumas pessoas que pensam que a água, no caso os rios, lagoas e mar, são lixeiras e utilizam-nos como caixote do lixo. A água é assim, um bem que assume uma grande importância nas nossas vidas, sem a qual não podemos viver. A nossa colaboração é preciosa para que ela nunca falte. Ninguém jamais pode esquecer isto:
ÁGUA É VIDA !!!


Sabias que...

... em média uma pessoa bebe cerca de 60 mil litros de água durante toda a vida?
... uma pessoa gasta cerca de 250 litros de água por dia?
... o ciclo da água já não é suficiente para purificar naturalmente a água que o homem polui?
... uma caixa onde está a água deve ser limpa três vezes por ano?
... 70 % da superfície da terra está a ser ocupada pela água?
... a maior parte (69,6%) de água doce está nos glaciares e no gelo?
... que muitas, muitas crianças morrem todos os anos por causa da água não tratada ou água poluída?
... cada português gasta em media 100 litros de água por dia?
... a água contaminada provoca doenças muito graves?
... para fazer 1 quilo de pão , gastam-se, da plantação de trigo à padaria mil litros de água?
... hoje, morrem 10 milhões de pessoas por ano (metade com menos de 18 anos) por causa de doenças que não existiriam se a água fosse tratada?



O papel da água na saúde

e na higiene pessoal

Nos países mais modernos, os problemas de saúde são muitas vezes provocadas pela má qualidade da água que as pessoas bebem e também as condições o modo como a água chega às casas.
As causas para aparecimento das doenças são: a falta de água, o mau uso da mesma, os maus hábitos de higiene pessoal e o mau tratamento de lixos que invadem a água.
A educação sanitária é necessária e compreende desde a prevenção, à promoção da saúde e à protecção do meio ambiente. Os cuidados de higiene pessoal ajudam a prevenir muitas doenças.

Lembra-te:
Lava os dentes depois de cada refeição e antes de dormir !
Lava as mãos várias vezes ao dia, especialmente antes de comer, depois de ir à casa-de-banho, etc...!
Toma banho todos os dias!
Escova o cabelo!
Corta as unhas!

Sem comentários: